Por que se preocupar com a saúde dos colaboradores?

Apesar de parecer óbvio, não são todas as empresas que se preocupam com a saúde do funcionário e o quanto isso pode ser significativamente negativo para a empresa.


Separamos alguns motivos que apontam como é positivo quando uma empresa preza pela saúde e o bem-estar do colaborador.


mulher empreendedora conversando no escritório

1. Diminuição do absenteísmo:


Nos dicionários de Língua Portuguesa, a palavra absenteísmo é quase sempre definida como “estar fora” ou “estar ausente”. Neste caso, fora do ambiente de trabalho, devido dores de cabeça e/ou nas costas, enjoos e gripes. No entanto, ao cuidar da saúde do funcionário, é possível reduzir significativamente o número de absenteísmo, uma vez que sua equipe se sentirá melhor para realizar as atividades diárias.



2. Retenção de talentos:


Uma empresa só alcança sucesso com a colaboração de bons profissionais. Atualmente, e por conta da saturação do mercado, é difícil encontrar funcionários competentes e que, de fato, alcancem excelentes resultados. E quando um talento é encontrado, a empresa não quer perdê-lo. Ao se sentir bem e receber suporte adequado, o colaborador terá mais motivação para trabalhar e dificilmente vai procurar outro emprego.



3. Aumento da produtividade:


Um funcionário satisfeito consegue produzir muito mais e em melhor qualidade — diferentemente de um insatisfeito e decepcionado com a empresa.



4. Redução de custos:


Adotando algumas práticas no ambiente corporativo, é possível se prevenir contra alguns gastos na empresa. Quando há faltas ou licença médica, é necessário a contratação de um funcionário temporário, com isso a empresa acaba dispondo de custos com seu funcionário fixo, afastado por licença médica e que continua recebendo seu salário normalmente, e mais o custo do funcionário temporário, demandando não apenas mais custos, como o tempo dos gestores para treinamento, perdendo assim o engajamento da equipe.



5. Prevenção contra processos trabalhistas:


Sofrer processos trabalhistas é um dos grandes pesadelos dos empresários. Além dos danos financeiros, esse tipo de problema pode afastar os clientes e profissionais talentosos, bem como prejudicar a imagem da corporação no mercado.



EXTRA! Como melhorar a saúde e o bem-estar do colaborador? Promova ações de saúde ocupacional:


  • Promova palestras sobre a importância de cuidar da saúde;

  • Organize aulas semanais de ginástica laboral — essa atividade é excelente para prevenir o desenvolvimento de complicações ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER);

  • Crie campanhas antitabagismo e de cuidado com a hipertensão;

  • Incentive a alimentação saudável e a prática de atividade física entre os funcionários.


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